Depois de falar dos condensadores, elementos de controle e compressores vamos tratar agora de outro componente básico do sistema de refrigeração: o evaporador.
Da mesma forma que o condensador, o evaporador é um trocador de calor. Sua função é transferir o calor do ambiente refrigerado para o fluido refrigerante que está circulando. Assim, o fluido refrigerante, que está no estado líquido, se transforma em vapor. Enquanto isso, por ter absorvido o calor, o evaporador manterá uma temperatura adequada no gabinete do refrigerador.
O princípio que explica o seu papel no sistema é o de que a evaporação de qualquer líquido exige absorção de calor, que no caso da refrigeração é retirado do ambiente que o cerca. Esse fluido refrigerante na forma gasosa, a baixa pressão e temperatura, sairá do evaporador para o compressor, que comprimirá o fluido, impulsionando-o para o condensador.
Deve ser destacado que todo o sistema de refrigeração é prejudicado se o evaporador não funciona corretamente. Isso ocorre, por exemplo, quando absorve uma quantidade insuficiente de calor.

Com esta breve explicação finalizamos os 4 componentes básicos do sistema de refrigeração!!

A partir de agora trataremos de assuntos mais diversificados tais como outros componentes necessários para o pleno funcionamento de um sistema de refrigeração e suas principais aplicações.
Fonte (http://www.clubedarefrigeracao.com.br/downloads/evaporador)
Continue a acompanhar o meu blog, em breve mais informações!! Espero que tenha ajudado!
Gostou? Então compartilha a matéria e deixa o seu comentário, a sua contribuição é muito valiosa para que este projeto continue!!
Forte abraço,
Gabriel Carvalho
Consultor comercial de equipamentos VRF, climatização e refrigeração residencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário